segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

CONTRAÇOES OBRIGATÓRIAS

Os artigos se unem com as preposiçoes a, de, em, e por, e formam combinaçoes e contraçoes de uso obrigatório antes dos substantivos:
1) masculinos: ao, aos, do, dos, no, nos, pelo, pelos
2) femininos: à, às, da, das, na, nas, pela, pelas

Assim é que estao formadas as combinaçoes e contraçoes:

PREPOSIÇAO + ARTIGO

a + o = ao (Equivalente español "al")
a + os = aos (Equivalente español "a los")
de + o = do (Equivalente español "del")
de + os = dos (Equivalente español "de los")
em + o = no (Equivalente español "en el")
em + os = nos (Equivalente español "en los")
por + o = pelo (Equivalente español "por el")
por + os = pelos (Equivalente español "por los")
a + a = à (Equivalente español "a la")
a + as = às (Equivalente español "a las")
de + a = da (Equivalente español "de la")
de + as = das (Equivalente español "de las")
em + a = na (Equivalente español "en la")
em + as = nas (Equivalente español "en las")
por + a = pela (Equivalente español "por la")
por + as = pelas (Equivalente español "por las")

Agora pratique!

1) Moro .......... cidade de Concordia.
2) Passei ............ farmácia para comprar remédios.
3) Estudei ............. Universidade de Rosario.
4) Eles gostaram ................. filmes.
5) Andei .............. cidade procurando um hotel.
6) Nasci ............ dia 12 de setembro.
7) Trabalho ........... centro ........... cidade.
8) Antes de ir ........... escola, passei ............. clube.
9) Meu avô é ............. campo, mas minha avó é ........... cidade.
10) ........ verao sempre vamos .............. praia com minha família.

13 comentários:

  1. excelente, me aclaraste muchas dudas.

    ResponderExcluir
  2. muito bem escitor foi o primeiro site q entrei e já achei de primeira o q eu queria muito obrigada kkk

    ResponderExcluir
  3. muito loco valeu mesmo me ajudara na prova de hoje

    ResponderExcluir
  4. cara me tirou uma duvida enorme valeu
    meu colega me indicou este site(acho que foi ele que postou o comentário de cima)vou indicar pra toda turma

    ResponderExcluir
  5. meu irmao me mostrou esse site agora ,mas pelo visto deve ser muito bom ,vou espalhar para as pessoas do meu bairro

    ResponderExcluir
  6. quando é o proximo exercicio? muito loco valeu

    ResponderExcluir
  7. Muito obrigado, tenho prova hoje e me tirou muitas duvidas

    ResponderExcluir
  8. Aí muito bom mim tirou uma dúvida valeu

    ResponderExcluir