terça-feira, 28 de julho de 2009

GRIPE "A"

Segunda-feira, 27 de julho de 2009

Atendimento de casos será descentralizado no RS

O Comitê Estadual para Enfrentamento de Pandemia Influenza A (H1N1), instituído por decreto pela governadora Yeda Crusius, para reforçar as medidas de proteção e informação aos gaúchos sobre a doença, teve o segundo encontro nesta segunda-feira.
Com o objetivo de afinar e uniformizar as ações para um melhor atendimento à população, foi discutido e aprovado pelos integrantes um protocolo com orientações para organização dos municípios.
Entre as medidas, está a descentralização do atendimento de casos de síndrome gripal na rede básica de Saúde. Para isso, deverá ser capacitada toda a rede para o atendimento de sintomas respiratórios.
Além disso, o protocolo prevê a ampliação da capacidade de assistência ambulatorial e hospitalar para formas moderadas e graves da doença.
O secretário da Saúde, Osmar Terra, que coordenou a reunião, informou que o Estado vai auxiliar os municípios na ampliação dos leitos de UTI, fornecendo respiradores, monitores e outros equipamentos.
Nesta quarta-feira (29), reúnem-se com Terra representantes de todas as UTIs do Estado. Serão discutidos a organização e os fluxos de atendimento da população, em busca de uma forma articulada de envolvimento dos profissionais de Saúde, pacientes e autoridades sanitárias.
As informações são do governo do Estado do RS.

sexta-feira, 17 de julho de 2009

TRABALHO DOS ALUNOS ESCOLA NORMAL

Trabalho dos alunos com o texto “Rios do Brasil” (Texto do dossier para 2º Polimodal)

Quando fiz a correção dos trabalhos sobre o texto pude tirar algumas respostas interessantes, vão aqui as que achei mais corretas.
Pergunta: O que você sabe sobre o Rio Amazonas?
Respostas:
“O rio Amazonas é o mais longo do mundo” (Dariana Martinez – Ludmila Loggio).
“O rio tem uma muito variada flora e fauna” (Juan Manuel Gomez – Tomás Arozena).
Pergunta: Fale sobre os rios do seu país.
Resposta:
“Meu país tem rios muito importantes também como o Rio de La Plata, Rio Uruguay, Rio Paraná, Rio Pilcomayo, Rio Bermejo, Rio Neuquén, Rio Limay e muitos mais. O Rio Uruguay se comparte com a Republica Oriental Del Uruguay.” (Magali Rojas – Jimena Correa)
Pergunta: O Brasil pode construir muitas usinas hidrelétricas. Por quê?
Resposta: “Porque tem muitos rios, como o Amazonas, e tem o Presidente Lula que faz as coisas muito bem” (Mauro Rebot – Javier Moledo).
Muito interessante e engraçada, não acham? (Nota do professor).
Pergunta: Você gosta de assistir os documentários na televisão? Por quê?
Resposta: “Sim, eu gosto muito de assistir os documentários na televisão, porque a maioria das vezes são interessantes.” (Yamila Belmonte – Johana Leiva – Paula Miranda).

Bom trabalho alunos! E de muita utilidade trabalhando a língua portuguesa com a Geografia - transversalidade-. (Nota do professor)