quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Portugués na Venezuela

31-03-2008 12:31:16
Lula e Chávez fazem acordo para levar português à Venezuela
Brasília, 31 mar (Lusa) - O Brasil vai cooperar com a Venezuela para garantir a adoção da língua portuguesa como primeiro idioma estrangeiro no país, informou nesta segunda-feira à Lusa o Ministério brasileiro da Educação (MEC).

Segundo o coordenador geral de Cooperação Internacional do MEC, Leonardo Barchini, os mecanismos de cooperação com a Venezuela para o ensino do português no país são articulados pelo MEC e pelo Ministério das Relações Exteriores.

O governo venezuelano decidiu incluir a língua portuguesa como disciplina opcional no currículo oficial do próximo ano letivo, mas a falta de professores poderá ser um obstáculo para a iniciativa.

Será desenvolvido inicialmente um programa piloto em 14 escolas do Estado de Carabobo, uma importante localidade a 250 quilômetros de Caracas.

De acordo com Barchini, os presidentes do Brasil e da Venezuela, Lula da Silva e Hugo Chávez, assinaram, durante um encontro na semana passada no Recife, um acordo na área de educação que prevê, entre outros pontos, o ensino da língua portuguesa.

"No acordo está prevista a formação de uma Comissão Binacional que tratará dos mecanismos a serem implementados. Isto é, vamos estudar conjuntamente a demanda e propor alternativas e soluções", declarou Leonardo Barchini à Lusa, sem adiantar detalhes.

Na semana passada, o vice-ministro português das Relações Exteriores justificou com a falta de dinheiro a incapacidade portuguesa para corresponder à iniciativa venezuelana.

"Portugal vive uma conjuntura de enormes oportunidades no que toca ao ensino da língua portuguesa e à promoção da língua portuguesa no estrangeiro conjugada com exigüidade de recursos", explicou então João Gomes Cravinho à Lusa.

A utilização de professores brasileiros decorre ainda do fato de o Brasil manter atualmente cinco docentes na Escola de Idiomas Modernos, da Universidade Central da Venezuela, enquanto Portugal tem apenas um.

Nenhum comentário:

Postar um comentário