quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Exame para nível elementar 1

“PRAIA BONITA”

Em Santos, cidade praiana a 72 quilômetros de São Paulo, o prefeito .............................. (entregar) à população 100 (cem) quiosques novos. Eles ficam à beira mar.
Eles têm luz elétrica e água encanada. As velhas instalações, sem higiene, não existem mais.
Os quiosques vendem peixe, refrigerante, sorvete, cerveja, etc.
A Prefeitura não .................................. (gastar) nada. Uma firma de construção da cidade ....................................... (fazer) o investimento. No início, a firma não tem lucros, mas vai ganhar dinheiro porque é ela que .................................. (vender) os quiosques e tem prioridade do espaço para publicidade durante 5 (cinco) anos.
A praia, agora, está mais bonita e mais agradável.

A) Complete as lacunas com o “Presente Contínuo” dos verbos entre parênteses.
B) Responda: 1) O que você sabe sobre: a cidade de Santos e os quiosques novos? 2) Quanto a Prefeitura gasta com os quiosques? Por que? 3) Quais são as vantagens da construtora? 4) Onde estão as velhas instalações?
C) Responda (usando IR + Locomoção): 1) Como você vai ao trabalho? (carro) 2) Como vão seus filhos à escola? (bicicleta)






“PAULO”


Eu ........................ (ser) Paulo. ...................... (ser) uma pessoa muito alegre. Eu...................... (estar) no Brasil a trabalho. ........................ (acordar) muito cedo e após tomar o café da manhã ......................... (ir) de carro para o escritório. Eu ................ (gostar) muito do Brasil e ......................... (falar) português muito bem porque ......................... (estudar) bastante. Eu ............................. (trabalhar) em uma fábrica em Porto Alegre e quero melhorar ainda mais meu vocabulário. Por isso, .......................... (conversar) com meus colegas em português. Meu horário de trabalho ...................... (ser) longo.

A) Complete as lacunas com o “Presente do Indicativo” dos verbos entre parênteses.
B) Responda (usando o verbo): 1) Como é Paulo? 2) Como ele vai para seu trabalho? 3) Por que ele fala muito bem português? 4) Onde fica o trabalho de Paulo?
C) Responda (usando o Presente Contínuo): 1) O que você faz agora? (estudar) 2) O que seus filhos fazem agora? (comer)

Nenhum comentário:

Postar um comentário