quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

4 exames 1º polimodal 2008

Evento em SP apresenta tecnologia do etanol a oito países
São Paulo, 2 set (Lusa) - Um seminário no Brasil sobre a tecnologia de produção do etanol ..................... (reunir) cerca de 70 representantes de oito países, entre eles Angola e Moçambique.O objetivo da "1ª Semana do Etanol: compartilhando a experiência brasileira" ......................... (ser) cumprir acordos de cooperação técnica assinados pelo governo brasileiro com diversos países.O curso ..................... (ocorrer) durante esta semana na Universidade de São Carlos, no interior de São Paulo, a cerca de 170 quilômetros da capital, informou o Ministério da Agricultura.O seminário .................... (incluir) temas como o cenário do etanol no contexto da energia mundial, potencial energético da cana-de-açúcar, características do setor no Brasil e cadeia produtiva do etanol.Alexandre Strapasson, diretor do Ministério da Agricultura, .................. (dizer) que o encontro ................. (ser) uma oportunidade para o Brasil exportar a tecnologia do etanol para países tropicais com potencial de produção de cana-de-açúcar."Depois deste encontro, ......................... (estimular) novas atividades de cooperação internacional na produção de energia limpa e renovável", afirmou.O evento ................... (reunir) representantes de Angola, Moçambique, Senegal, Índia, México, Paraguai, Colômbia e Honduras.

ATIVIDADE
1) Preencha os espaços em branco conjugando corretamente com o FUTURO COLOQUIAL dos verbos entre parêntese.
2) Tire do texto 5 (CINCO) palavras no singular e coloque ao lado seu plural correspondente, nos seguintes tipos: -ão, -el, -ol, -al, -o.
3) Responda: A) Quais são os temas do Seminário? B) Como se chama o diretor do Ministério da Agricultura? C) Onde vai ser realizado o curso?










Empresa baiana exportará softwares para Portugal e Angola
São Paulo, 29 ago (Lusa) - A Softwell Solutions .................... (iniciar), ainda este ano, seu processo de internacionalização pelos mercados português e angolano, disse nesta sexta-feira à Agência Lusa o responsável pela empresa de softwares, Wellington Freire.Freire destacou que as vantagens do idioma comum ................... (fazer) a empresa, com sede em Salvador, optar pelos dois países lusófonos ao dar seu primeiro passo no exterior.Em outubro e novembro, a companhia .......................... (apresentar) uma de suas principais ferramentas eletrônicas para uso empresarial - o "Maker" - em universidades portuguesas, com o objetivo de fechar acordos de cooperação. "Achamos que .......................... (ser) a melhor estratégia porque as academias, de uma forma geral, avaliam os produtos a partir de uma análise técnica muito mais criteriosa", afirmou o responsável.O roteiro de apresentações incluiu a Universidade Nova de Lisboa, a Universidade de Braga e a Universidade do Porto. Nesta última cidade, a companhia ........................... (participar) da edição deste ano do Fórum de Empresas.O evento organizado pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, que ocorre entre 7 e 9 de outubro, ....................... (promover) a cooperação entre universidades e empresas. "Por ser um ambiente inovador para aplicações em empresas, o 'Maker' .......................... (despertar) muita curiosidade", afirmou Wellington Freire, destacando que o software ....................... (chegar) a ser 60 vezes mais rápido do que outras ferramentas disponíveis no mercado.

ATIVIDADE
1) Preencha os espaços em branco conjugando corretamente com o FUTURO COLOQUIAL dos verbos entre parêntese.
2) Tire do texto 5 (CINCO) palavras no singular e coloque ao lado seu correspondente plural, nos seguintes tipos: -ês, -el, -al, ão, -m.
3) Responda: A) Qual é o nome do software que vai ser apresentado? B) Onde vai ser apresentado? C) Quantas são as universidades que participam das apresentações?


Economia real vai começar a sentir crise, dizem analistas
Lisboa, 7 out (Lusa) - As economias reais ......................... (começar) agora a sentir o impacto da crise financeira que tem se agravado nos últimos meses e o mundo pode estar perante uma recessão profunda, consideram economistas ouvidos pela Agência Lusa."A crise veio para ficar", disse José Maria Brandão de Brito, economista do BCP, acrescentando que "provavelmente" o mundo ....................... (assistir) a uma "recessão nas economias ocidentais".A evolução do setor financeiro e a maneira como se poderá conseguir ajudá-lo a ultrapassar as atuais dificuldades devem definir se as principais economias mundiais ....................... (passar) por um período de "estagnação/recessão normal" ou por uma "recessão profunda", disse Brito.A atividade econômica .......................(desacelerar) e as pessoas ...................... (ter) menos dinheiro para gastar em bens e as empresas menos fundos para investir.Estados UnidosÉ de esperar que os EUA entrem numa degradação progressiva de seu mercado interno, com conseqüências negativas sobre o setor imobiliário, vendas no varejo e redução de importações, pondo pressão sobre economias emergentes como a chinesa ou coreana.Além disso, como lembra Cristina Casalinho, economista-chefe do BPI, com altas taxas de juro, que incluem prêmios de risco elevados. Com o aumento do não cumprimento do crédito, ........................ (haver) exigências adicionais sobre as famílias e as empresas, refletindo-se necessariamente no crescimento econômico. "......................... (começar) agora a ver o contágio [da crise financeira] à economia real", disse.Num contexto de tanta incerteza e em que o sistema financeiro, que é um dos principais propulsores econômicos, está sendo redesenhado, "é difícil dizer" qual ......................... (ser) o impacto na economia real.
ATIVIDADE
1) Preencha os espaços em branco conjugando corretamente com o FUTURO COLOQUIAL dos verbos entre parêntese.
2) Tire do texto 5 (CINCO) palavras no singular e coloque ao lado seu correspondente plural, nos seguintes tipos: -ão, -al, -il, -a, -r.
3) Responda: A) Como afeta a crise nas pessoas? B) Qual é o país mais afetado pela crise? C) Quais são as “economias emergentes” segundo o texto?
Brasil proíbe entrada e comércio de alimentos chineses
Brasília, 7 out (Lusa) - A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ............................. (proibir) a entrada e comercialização, em todo território nacional, de produtos alimentares chineses.A medida preventiva, adotada segunda-feira pela Anvisa, .......................... (ser) válida também para matéria-prima chinesa de origem láctea e outros alimentos que contenham leite, provenientes ou fabricados na China, na sua composição.Segundo a agência reguladora, a decisão foi baseada em informações da Rede Internacional de Autoridades de Inocuidade dos Alimentos (Infosan) e da Agência Nacional de Inspeção da China, que ............................... (apontar) para 54 mil casos de crianças e bebês chineses com problemas renais devido à contaminação de produtos lácteos com melamina.Os mais de 400 quilos de produtos com leite chinês que foram apreendidos até agora ............................ (apresentar) na sua composição a presença de melamina, um produto químico usado na indústria de plásticos, não permitido para utilização em alimentos.DecisãoO Ministério da Agricultura ........................(informar) que não há nenhuma empresa fabricante de produtos lácteos na China habilitada para o comércio destes produtos no Brasil."Apesar do Ministério da Agricultura garantir que o Brasil não ............................ (manter) comércio bilateral de produtos lácteos com a China, a ação da Anvisa .......................... (prevenir) a entrada do alimento contaminado por meio de outros países", explicou a gerente-geral de Alimentos da agência, Denise Resende.Segundo o governo, a proibição ............................. (valer) enquanto persistirem as condições que configuram risco à saúde da população.ATIVIDADE
1) Preencha os espaços em branco conjugando corretamente com o FUTURO COLOQUIAL dos verbos entre parêntese.
2) Tire do texto 5 (CINCO) palavras no singular e coloque ao lado seu correspondente plural, nos seguintes tipos: -al, -ão, -e, -ês, -m
3) Responda: A) Qual é o nome do produto químico contaminante? B) Quantas pessoas foram contaminadas com este produto? C) Em qual indústria é usada esse produto?

Nenhum comentário:

Postar um comentário